Consumo dentro do lar no 3º trimestre foi movimentado pelas classes D e E

No momento, você está visualizando Consumo dentro do lar no 3º trimestre foi movimentado pelas classes D e E
Imagem de aleksandarlittlewolf no Freepik

No terceiro trimestre de 2024, o consumo dentro dos lares brasileiros apresentou uma desaceleração de unidades por viagem (-0,7%), com retomada na frequência de compra (+0,3%), na comparação com o terceiro trimestre do ano anterior.

Essa movimentação ocorreu em especial por causa das classes D e E. Para equilibrar os gastos, esses lares apostaram em uma equação de menos produtos e mais categorias. Esses são dados do relatório Consumer Insights Q3 2024, elaborado pela divisão Worldpanel da Kantar, que aponta que, usando essa estratégia, as classes D e E foram as únicas a conseguirem aumentar o número de categorias compradas no curto prazo.

Também apresentaram carrinhos mais diversos: foram seis cestas ou mais em 50% das ocasiões de compra, contra 42% das classes A e B e 46% da classe C.

Consumo no Café da Manhã   As classes D e E foram as que mais aumentaram as ocasiões de consumo de café da manhã, com a retomada do café da manhã em casa, que cresceu 26,1%. Neste contexto, a refeição foi composta por itens mais básicos, a exemplo de pães artesanais (+25%) e café (+18%), mas também houve crescimento nas categorias de maior valor agregado, como manteiga (+10%) e ovos (+9%). Para o estudo foram consultadas seis regiões metropolitanas dentro do lar: Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP). (Giro News)