O mercado de consumo fora de casa é o que mais cresce entre os brasileiros. Números do Brand Footprint 2024, relatório produzido pela Kantar, apontam alta de 38% no faturamento deste ano. Já no consumo dentro de casa, o crescimento em valor foi de 18%. Quase 20% dos brasileiros compram produtos para consumir na casa de terceiros (familiares ou amigos), o que representa um incremento de quase 4 milhões de pessoas em 2024. A pesquisa aponta que o tíquete cresce 15% ao se alimentar no local e 16% quando o pedido é realizado via delivery. O brasileiro compra, em média, 10 marcas por ano, sendo as principais: Coca-Cola, Fanta, Crystal, Bauducco e Lacta.
Desempenho por canal
Em relação aos canais, cinco compõem mais da metade do mercado fora do lar. São eles: ambulantes (14% de importância), hiper e supermercados (13%), bares (11%), padarias (9%) e mercadinhos e mercearias (8%). “Mesmo com aumento de preços, o OOH (Out of Home) é um mercado que está se desenvolvendo a partir de novos canais, novos comportamentos e novas estratégias de marcas. Sendo assim, a execução fora do tradicional se torna estratégia para explorar o desenvolvimento do consumo fora do lar”, comenta Hudson Romano, Head de Consumo Fora do Lar da Kantar.