Em 2024, o e-commerce ganhou 1,4 p.p. de penetração, totalizando cerca de 14 milhões de lares no Brasil. Nesse contexto, os novos compradores foram os que mais impulsionaram o volume, com uma alta de 32,3%, enquanto os repetidores tiveram uma frequência de 6,1 visitas. É o que mostra o estudo Consumer Insights Q1 2024, produzido pela Kantar. As compras via e-commerce foram feitas, principalmente, por meio de sites ou aplicativos dos varejistas, que representaram 54% em valor, e as cestas apresentaram 10% mais categorias em comparação ao ano anterior, sendo as marcas econômicas as preferidas dos consumidores (51,3% em volume).
Canais de abastecimento
Para as compras de abastecimento e reposição, os consumidores preferiram os atacados, os supermercados, os hipermercados e o varejo tradicional. Eles foram frequentados, principalmente, entre o 1º e o 10º dia do mês, com destaque para as cestas de limpeza, commodities e perecíveis. Já para as ocasiões de urgência, foram escolhidos porta a porta, perfumarias e farmácias. Esses canais foram frequentados, principalmente, entre o 11º e o 20º dia do mês para suprir as cestas de higiene & beleza e medicamentos.