81% dos consumidores estão mais preocupados com a segurança sanitária, o que levou a intensificação dos hábitos de higiene como o aumento do uso de sabonetes (33%) e o uso do álcool em gel (25%)
O setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) foi um dos mais impactados pela pandemia de Covid-19 e tem gerado mudança de hábitos da população.
É o que mostraram as pesquisas dos Institutos Perception e Segmenta, apresentadas na abertura da Semana Abihpec de Mercado.
O levantamento realizado pela Perception, em setembro de 2021, revelou que 81% dos consumidores estão mais preocupados com a segurança sanitária.
O que levou , portanto, a intensificação dos hábitos de higiene como o aumento do uso de sabonetes (33%).
E a incorporação de novos hábitos, como o uso do álcool em gel (25%).
A saber, cerca de 1.000 pessoas acima de 18 anos foram entrevistadas em todas as regiões do Brasil.
Diante do aumento de problemas como a ansiedade e depressão durante o isolamento social, cerca de 43% dos consumidores enxergaram na pandemia uma oportunidade de mudar os hábitos de saúde.
Também de acordo com o estudo do Instituto Segmenta, em 2021.
Certamente, um dos exemplos disso é a ampliação da rotina de autocuidado.
Mudanças de hábitos em HPPC
O uso de fragrâncias teve aumento de 14%, enquanto o hábito de realizar skincare aumentou 43,8%.
Os números foram, então, base para discussão sobre papel do setor de HPPC na construção da autoestima e felicidade da população.
E também o impacto do ambiente digital nas decisões dos consumidores.
Além da participação dos representantes da Perception e da Segmenta, também estiveram no primeiro dia do evento o presidente-executivo da Abihpec, João Carlos Basílio que realizou a abertura, e os especialistas:
A diretora de Meio Ambiente da Abihpec, Rose Hernandes, o coordenador de Meio Ambiente da Bio Extratus, André Alves e a diretora de Mídia & Marketing da Unilever, Ana Paula Duarte.
Dessa maneira, eles fecharam a programação do dia com uma mesa redonda acerca da atuação do setor de HPPC no estímulo, então, de uma produção consciente e sustentável, com redução de danos ao meio ambiente.
Trazendo, portanto, à tona iniciativas que permeiam os pilares social, econômico e ambiental, bases de uma atividade setorial sustentável.