A Evonik firmou acordo para a compra da empresa suíça produtora de extratos vegetais Botanica, com conclusão do processo de aquisição prevista para este mês de novembro.
Com presença na Suíça, França e Alemanha, a Botanica lidera o mercado europeu de extratos vegetais sustentáveis.
A empresa será integrada à linha de negócios Care Solutions da divisão de Nutrition & Care de life sciences da Evonik.
A aquisição da Botanica representa o próximo passo lógico da linha de negócios Care Solutions em sua transformação para se tornar a principal parceira da indústria de cuidados pessoais no fornecimento de ativos.
As aquisições recentes incluem a empresa de sistemas de liberação de cosméticos Infinitec Activos (2021), a empresa de biotecnologia innoHealth (2020), a Wilshire Technologies (2020) e a ALKION Biopharma (2016).
Ao aproveitar as sinergias entre essas plataformas tecnológicas sólidas e complementares, a Evonik amplia todo o seu portfólio de produtos, abre novos mercados, acelera o seu crescimento e cria um valor significativo para a empresa.
Tendo como base o know-how e a experiência em extração da Botanica, a Evonik desenvolverá uma grande variedade de extratos sustentáveis a fim de reforçar o seu amplo portfólio de ativos cosméticos.
A Evonik deverá assumir a liderança do mercado de ingredientes ativos, constituído 40-50% por produtos de origem vegetal.
Além disso, os extratos altamente customizáveis da Botanica vão impulsionar o portfólio inigualável de system solutions oferecido pela linha de negócios Care Solutions.
A divisão Nutrition & Care pretende aumentar as vendas de system solutions dos 20% atuais para mais de 50% até 2030.
As práticas sustentáveis e de comércio justo que integram a filosofia da Botanica são renomadas no mundo inteiro.
Esse perfil ético excepcional corresponde à estratégia da Nutrition & Care de nortear os seus negócios pela sustentabilidade.
“Encontrar um parceiro forte e com um histórico de sustentabilidade confiável pode ser desafiador.
Com a Evonik, estamos confiantes de que a Botanica poderá continuar operando segundo a nossa filosofia ao mesmo tempo em que disponibilizamos os nossos extratos vegetais de alta qualidade a uma base de clientes mais ampla”, destacou Andreas Wälti, Managing Director da Botanica.
Fundada em 1998 pela família Wälti, a Botanica emprega 43 pessoas.
Com um portfólio de mais de 1.000 plantas diferentes disponíveis para extração, a Botanica oferece um nível de expertise e um poder de inovação sem paralelos para as formulações de seus clientes.
Os extratos vegetais para formulações cosméticas possuem as certificações Swiss Organic Produce Regulation, ISO 9001 e o padrão de sustentabilidade CSE, incluindo a norma ISO 14001.
Os extratos vegetais chegam ao ponto de poderem ser rastreados até ao seu local de plantio.