Em um ano de boom nas compras online, os testes virtuais de maquiagem emergiram como uma ferramenta essencial na indústria da beleza.
Seguindo os passos de vários gigantes da indústria, agora é a vez do Google oferecer aos seus usuários a possibilidade de experimentar virtualmente produtos de maquiagem de várias marcas de cosméticos.
É difícil comprar um batom ou sombra para os olhos sem poder testá-los.
Mas, isso é o que teríamos sido forçados a fazer durante 2020 caso os testes de maquilagem virtuais não tivessem chegado aos nossos smartphones.
Dada a aceleração da digitalização em alguns setores, incluindo em moda e beleza, essa ferramenta de realidade aumentada é atualmente indispensável.
Embora algumas marcas tenham antecipado esta transformação muito antes da crise sanitária, outras estão acelerando ritmo para oferecer este inovador serviço aos seus usuários.
É o caso do Google, que agora enriquece o seu motor de busca com realidade aumentada para viabilizar a experimentação de produtos de maquiagem de várias marcas.
Nesta semana, foram lançadas várias funções nos Estados Unidos para melhorar a experiência de compra e, como habitualmente acontece, estas deverão chegar ao resto do mundo em breve.
Testes e recomendações virtuais
A experiência de compra foi totalmente transformada pela pandemia mundial de 2020.
Embora as lojas ainda tenham um futuro brilhante pela frente, não há dúvida de que as marcas, se ainda não o fizeram, irão acelerar o ritmo para que as compras virtuais sejam cada vez mais parecidas com uma experiência física e vice-versa.
Através dos testes virtuais de maquilagem em parceria com a ModiFace e a Perfect Corp, o Google oferece a possibilidade de experimentar diferentes tons e texturas de batons e sombras de marcas como L’Oréal, MAC Cosmetics e Charlotte Tilbury.
E, não para por aí, uma vez que o usuário também pode receber sugestões de produtos. Navegando no Google Shopping, por exemplo, é possível encontrar dicas e recomendações de entusiastas e especialistas em diversos campos, como moda e beleza. Estas primeiras ferramentas deverão dar rapidamente lugar a uma revisão completa dos serviços dedicados à compra de cosméticos online nos próximos anos, talvez até meses.