O Grupo Boticário (O Boticário, Eudora e Quem Disse Berenice)
superou a Unilever (Dove, Seda e TRESemmée) e conquistou o segundo lugar no
mercado de cuidados pessoais e produtos de beleza no Brasil em 2018. A Natura & Co
(Natura, The Body Shop e Aesop), que assumiu a liderança em 2017, manteve sua
posição.
O Boticário
Segundo dados da empresa de pesquisas Euromonitor International publicados pelo
jornal Valor, a Natura & Co registou participação de mercado de 11,9% e o
Grupo Boticário de 11,6%, um aumento de 0,4 e 0,8 pontos percentuais,
respectivamente.
Esse resultado se deve principalmente à maior presença em novos canais de
vendas, como drogarias e perfumarias, e aumento nas vendas diretas. A diferença
de participação de mercado entre as empresas caiu para 0,3 ponto percentual,
ante 0,7 em 2017. A
Unilever aumentou sua participação de 11,1% para 11,4%, mas não o suficiente
para manter a segunda posição.
O quarto lugar ficou com a francesa L’Oréal (L’Oréal, Maybelline, NYX), com
participação de 6,5%, ante 7% no ano passado; seguida pela Colgate-Palmolive
(Colgate, Palmolive, Protex), em quinto lugar, com 6,4%. Procter & Gamble,
Avon, Coty, Johnson & Johnson e Beiersdorf, ocuparam os demais lugares.
De acordo com a Euromonitor International, em 2018, as vendas do setor
alcançaram 109,7 bilhões de reais, um aumento de 1,53% excluindo a inflação.
Para 2019 é esperado crescimento de 3%.
Grupo Boticário supera Unilever no mercado de beleza brasileiro e Natura & Co mantém liderança em 2018.
