Impacto da pandemia nas PMEs reforça importância de transição digital

No momento, você está visualizando Impacto da pandemia nas PMEs reforça importância de transição digital
Pico das empresas que migraram para o online ocorreu em julho de 2020

O número de pequenas e médias empresas (PMEs) que migraram para o ambiente digital no Brasil cresceu mais de 200% em 2020 frente a 2019.

Segundo o relatório Recovery Insights: Small Business Reset, da Mastercard, globalmente, o número de empresas que migraram para o online foi três vezes maior do que nos níveis pré-pandêmicos, com um pico em julho de 2020.

No geral, as vendas totais das PMEs aumentaram 4,5% ao ano até agosto de 2021, enquanto as vendas no comércio eletrônico cresceram 31,4%.

O trabalho também mostrou que entre as empresas que fecharam no início da pandemia, mais de 30% permaneceram fechadas após seis meses – e cerca de um quinto ainda estavam fechadas após 12 meses.

A situação variou conforme a localização da empresa.

Nos Estados Unidos, 26% dos pequenos varejistas permaneceram fechados após seis meses, contra 28% no Brasil.

Dificuldades enfrentadas

A despeito das dificuldades enfrentadas pelas PMEs, houve aumento de mais de 30% no número de PMEs abertas em 2020, tendência que pode ser vista em diferentes partes do mundo: Reino Unido (+101%), EUA (+86%), Austrália (+73%), Alemanha (+62%), Canadá (58%), Brasil (+35%) e África do Sul (+13%).

O trabalho revela ainda que pequenas empresas de hospedagem mostram força frente a grande redes hoteleiras neste momento da pandemia.

No setor de restaurantes, a tendência seria inversa, com as grandes redes ganhando o espaço antes dominado por pequenos restaurantes.

“O apoio às empresas de bairro tem sido um ponto de atração em toda a pandemia.

No entanto, os desafios enfrentados foram muito reais, devido à dependência dos mercados locais, cadeias de fornecimento locais e fluxos de caixa mais apertados”, diz Bricklin Dwyer, economista-chefe da Mastercard e diretor do Mastercard Economics Institute.

Economia digital

A Mastercard se comprometeu a trazer 50 milhões de pequenas empresas e 25 milhões de empresárias para a economia digital até 2025.

A ideia é ajudar as empresas a ficarem online e permanecerem protegidos, garantindo que tenham as ferramentas certas para maximizar sua presença digital e integrar com o comércio eletrônico.

A Mastercard criou uma iniciativa chamada de Strive, que alocou US$ 25 milhões para ajudar mais de cinco milhões de micro e PMEs a se transformar digitalmente.

A empresa também desenvolveu o Mastercard Small Business Performance Index, índice de desempenho que funciona como uma ferramenta de apoio para que PMEs aprimorem seu planejamento estratégico.

O índice utiliza um algoritmo abrangente movido a IA que identifica indicadores como número de locais, volume de vendas e número de transações via cartões Mastercard.