Quinta, 16 Fevereiro 2017 13:15

Empresa gaúcha promete reduzir em até 80% o consumo de água em descargas

Avalie este item
(0 votos)

São muitos os problemas do mundo contemporâneo, mas alguns se destacam por sua urgência absoluta e fundamental. Dentre tais, poucos são tão agudos e essenciais quanto o problema da água. Basta olhar para nossas próprias vidas e casas para perceber que consumimos água demais. Se colocarmos em perspectiva esse consumo e o tanto de desperdício diante do mundo, temos certeza da apocalíptica ameaça que a escassez de água pode nos trazer.

Problemas desse tamanho costumam exigir soluções igualmente enormes, e com a falta de água que se anuncia para nosso seco futuro próximo não é diferente. Para resolvermos de fato esse problema é preciso uma mudança tão grande que colocará em questão não só nossos meios de produção como praticamente tudo que diz respeito ao consumo, aos nossos hábitos, à nossa vida. Tão complexidade, no entanto, não quer dizer que devamos ficar de braços cruzados esperando que outros resolvem o dilema; podemos e devemos fazer nossa parte – e isso pode começar em casa. Mais precisamente no banheiro. Com o perdão da invasão de privacidade, mas sendo ainda mais preciso, na privada.
Pois ainda que grande parte do consumo de água esteja nos grandes produtores (principalmente no agronegócio), nossos desperdícios diários são a parte mais fácil de resolvermos com nossas próprias mãos – e é isso que a empresa Piipee, de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, promete nos facilitar. Uma parte do uso de água de nossas casas vai embora pela privada junto com outro líquido incontornável e fundamental: nosso xixi. São dezenas de litros de água utilizados a cada descarga, que a Piipee promete que pode ser, em grande parte, economizada.
Trata-se de um dispositivo acoplado ao vaso, que libera um aditivo químico biodegradável, capaz de economizar em 100% a necessidade de água para eliminar o xixi. Sim, é isso mesmo: com o Piipee, você não precisa usar a água para dar a descarga em seu xixi, basta liberar sua solução química e pronto – o xixi e seu odor desaparece de seu vaso sanitário.
A instalação do dispositivo não exige reforma, e seu design é discreto e funcional, funcionando como um dispenser de sabonete líquido: basta pressionar um botão, que um tubo lança a solução química para o vaso.
Segundo Ezequiel Vedana da Rosa, um dos sócios e idealizadores da empresa, mais de 15 mil kits já foram encomendados, significando uma economia de mais de 5 milhões de litros de água em pouco mais de um ano de operação da Piipee.
A economia em valores financeiros é imensa, aproximando-se dos 100 mil reais entre os usuários. A empresa oferece refis para o dispositivo, e garante que cada refil permite entre 380 a 750 descargas. Segundo Ezequiel, o uso de água só se faz necessário após 10 descargas com Piipee. Tal procedimento pode economizar o consumo de água de uma casa em até 80%.
São idéias como essa, capazes de melhorar o mundo e ainda trazer lucro, que podem mais atrair investidores. É por isso que a Piipee foi uma das empresas participantes do programa de TV Shark Tank Brasil – Negociando com Tubarões. Nele, os tubarões-investidores procuram justamente grandes ideias para se tornarem sócios e ajudarem a colocá-las ou espalhá-las pelo mundo. O programa vai ao ar toda quinta-feira, às 21hs no Canal Sony, e se você tem uma ideia de ouro não só em cifrões, mas para salvar o planeta, esse também é o seu lugar.

Ler 97 vezes

BRF TERÁ NOVA MARCA PARA BAIXA RENDA

Dona da Sadia e Perdigão, empresa lançará seu 3º selo para ampliar participação em alimentos domésticos.

Leia Mais

92% DAS EMPRESAS USAM A REDE SOCIAL PARA ATENDER CONSUMIDOR

O contato com o consumidor por meio de redes sociais é a mais nova tendência.

Leia Mais

GRUPO MEXICANO LALA COMPRA PRODUTORA DE LATICINIOS VIGOR DE IRMÃOS BATISTA POR 5,7 BI

O grupo mexicano de laticínios Lala assinou acordo para comprar a fabricante brasileira de produtos lácteos Vigor em uma operação que avalia a companhia como valendo R$ 5,7 bilhões.

Leia Mais

BUNGE QUER “REINVENTAR” ACORDOS COM PRODUTORES DE SOJA DO BRASIL

Com os produtores brasileiros estocando soja em razão dos baixos preços, a Bunge está buscando mudar a forma como compra a oleaginosa em um esforço para impulsionar as vendas e restabelecer as margens de lucro.

Leia Mais

DESEMPREGO CAI GRAÇAS À INFORMALIDADE

Trabalhadores sem carteira assinada chegam a 10,7 milhões no Brasil, um aumento de 5,4% em um ano.

Leia Mais

NA CRISE, MARCA PRÓPRIA VIRA OPÇÃO DE ECONOMIA

As incertezas econômicas impactam nos hábitos de compra do consumidor, que busca alternativas para garantir o equilíbrio no orçamento, mas não quer perder as conquistas alcançadas nos últimos anos.

Leia Mais

LOJISTA SE REINVENTA NA CONCORRÊNCIA COM VENDAS ON-LINE

O consumidor está mais conectado e exigente obrigando as lojas a se reinventarem.

Leia Mais

MERCADO DE CUIDADOS PESSOAIS PARA HOMENS CRESCE 7,1% ANUALMENTE

Com este índice, o Brasil deve alcançar U$ 6,7 bilhões em vendas, nos próximos dois anos, ultrapassando o atual campeão, Estados Unidos.

Leia Mais

77% DOS CONSUMIDORES NO PAÍS JÁ UTILIZAM APLICATIVOS DE BANCOS

Acessar a conta corrente e realizar transações a qualquer hora em qualquer lugar é uma das facilidades de se utilizar o aplicativo do seu banco.

Leia Mais

REFORMA TRABALHISTA

Regras passam a valer a partir de novembro. MP ainda pode alterar pontos.

Leia Mais

FILIPINAS SUSPENDEM COMPRAS DE CARNE BRASIL

As Filipinas suspenderam as importações de carne do Brasil em razão de preocupações sanitárias.

Leia Mais

AS MARCAS MAIS ESCOLHIDAS PELO CONSUMIDOR

Coca-Cola, Ypê, Tang, Colgate e Sadia mantiveram o topo do quadro geral das marcas mais escolhidas pelos brasileiros em 2016.

Leia Mais

PESQUISA MOSTRA QUE PEQUENAS EMPRESAS NÃO DEVEM DEMITIR

Nos próximos 12 meses, 81% dos donos de micro e pequenas empresas não pretendem demitir funcionários.

Leia Mais

‘MENSALINHO’ A FISCAIS AMPLIA CRISE NO SETOR DE CARNE

O Brasil deve ter dificuldade para manter negócios no mercado externo de carne bovina, após novas denúncias de irregularidades na fiscalização sanitária do País, avaliaram avalistas ouvidos pelo DCI.

Leia Mais

CLASSE “C” SUSTENTA E-COMMERCE E AUMENTA RELEVÂNCIA NA CRISE

Principal responsável pelos anos de ouro do varejo, que aconteceram entre 2009 e 2013, a Classe C mostra seu protagonismo também durante a recessão. Dentro do universo virtual, as famílias com rendas de R$ 1 mil per capta ganharam relevância, e já respondem por 35% das compras no e-commerce.

Leia Mais

Assine nossa newsletter

Tenha todas notícias no seu email.

Assinar

Newsletter


Preencha com seu nome e email os campos abaixo

É gratuito!!