Quinta, 16 Fevereiro 2017 13:15

Empresa gaúcha promete reduzir em até 80% o consumo de água em descargas

Avalie este item
(0 votos)

São muitos os problemas do mundo contemporâneo, mas alguns se destacam por sua urgência absoluta e fundamental. Dentre tais, poucos são tão agudos e essenciais quanto o problema da água. Basta olhar para nossas próprias vidas e casas para perceber que consumimos água demais. Se colocarmos em perspectiva esse consumo e o tanto de desperdício diante do mundo, temos certeza da apocalíptica ameaça que a escassez de água pode nos trazer.

Problemas desse tamanho costumam exigir soluções igualmente enormes, e com a falta de água que se anuncia para nosso seco futuro próximo não é diferente. Para resolvermos de fato esse problema é preciso uma mudança tão grande que colocará em questão não só nossos meios de produção como praticamente tudo que diz respeito ao consumo, aos nossos hábitos, à nossa vida. Tão complexidade, no entanto, não quer dizer que devamos ficar de braços cruzados esperando que outros resolvem o dilema; podemos e devemos fazer nossa parte – e isso pode começar em casa. Mais precisamente no banheiro. Com o perdão da invasão de privacidade, mas sendo ainda mais preciso, na privada.
Pois ainda que grande parte do consumo de água esteja nos grandes produtores (principalmente no agronegócio), nossos desperdícios diários são a parte mais fácil de resolvermos com nossas próprias mãos – e é isso que a empresa Piipee, de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, promete nos facilitar. Uma parte do uso de água de nossas casas vai embora pela privada junto com outro líquido incontornável e fundamental: nosso xixi. São dezenas de litros de água utilizados a cada descarga, que a Piipee promete que pode ser, em grande parte, economizada.
Trata-se de um dispositivo acoplado ao vaso, que libera um aditivo químico biodegradável, capaz de economizar em 100% a necessidade de água para eliminar o xixi. Sim, é isso mesmo: com o Piipee, você não precisa usar a água para dar a descarga em seu xixi, basta liberar sua solução química e pronto – o xixi e seu odor desaparece de seu vaso sanitário.
A instalação do dispositivo não exige reforma, e seu design é discreto e funcional, funcionando como um dispenser de sabonete líquido: basta pressionar um botão, que um tubo lança a solução química para o vaso.
Segundo Ezequiel Vedana da Rosa, um dos sócios e idealizadores da empresa, mais de 15 mil kits já foram encomendados, significando uma economia de mais de 5 milhões de litros de água em pouco mais de um ano de operação da Piipee.
A economia em valores financeiros é imensa, aproximando-se dos 100 mil reais entre os usuários. A empresa oferece refis para o dispositivo, e garante que cada refil permite entre 380 a 750 descargas. Segundo Ezequiel, o uso de água só se faz necessário após 10 descargas com Piipee. Tal procedimento pode economizar o consumo de água de uma casa em até 80%.
São idéias como essa, capazes de melhorar o mundo e ainda trazer lucro, que podem mais atrair investidores. É por isso que a Piipee foi uma das empresas participantes do programa de TV Shark Tank Brasil – Negociando com Tubarões. Nele, os tubarões-investidores procuram justamente grandes ideias para se tornarem sócios e ajudarem a colocá-las ou espalhá-las pelo mundo. O programa vai ao ar toda quinta-feira, às 21hs no Canal Sony, e se você tem uma ideia de ouro não só em cifrões, mas para salvar o planeta, esse também é o seu lugar.

Ler 170 vezes

SYMRISE COMPRA A BRASILEIRA CITRATUS

A casa de ingredientes cosméticos alemã Symrise, selou acordo para a aquisição de 100% das ações da casa de fragrâncias brasileira Citratus.

Leia Mais

CONSUMO, PADRÃO QUE SE REPETE

Alimentos mais baratos e alívio na dívida das famílias permitiram retomada dos gastos. Mas PIB com esse perfil tem fôlego curto.

Leia Mais

CÂMARA APROVA REFIS PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto que cria um programa para micro e pequenas empresas parcelarem as dívidas com o Simples Nacional, o chamado Refis do Simples.

Leia Mais

75% DOS PEQUENOS LOJISTAS NÃO SABE LIDAR COM RIVAIS VIRTUAIS

Enquanto grandes varejistas correm para integrar as operações física e digital, essa realidade está muito distante das pequenas lojas.

Leia Mais

PROFISSÕES: O QUE VEM POR AÍ

Em todas as áreas, mercado terá espaço para talentos digitais, como programadores e gestores de pesquisa e segurança da informação.

Leia Mais

PREFERÊNCIAS E VALORES QUE DEFINEM O CONSUMO

Pesquisa da GfK Brasil, mostra quais são as principais tendências em curso que estão influenciando o modo de consumir dos brasileiros.

Leia Mais

UMA REFORMA PARA O BRASIL DE HOJE E DE AMANHÃ

Entender direitos e deveres, estar aberto ao diálogo e evitar revanchismo. É assim que patrões e empregados, na opinião do especialista no tema, José Pastore, devem agir diante da nova legislação trabalhista.

Leia Mais

MINERVA PREVÊ CONSOLIDAÇÃO DOS NEGÓCIOS E APOSTA NA AMÉRICA DO SUL

Para 2018, a Minerva Foods aposta na consolidação de suas operações após a aquisição de nove unidades da JBS no Paraguai, Uruguai e Argentina ao longo deste ano, além da reabertura da unidade de abate de Mirassol d´Oeste, em Mato Grosso.

Leia Mais

NOVAS ECONOMIAS: O INTANGÍVEL COMO MATÉRIA-PRIMA

Associado a tecnologias inovadoras, o compartilhamento de ideias e de espaços permite que empresas ampliem suas redes de negócios e incorporem habilidades e competências.

Leia Mais

ORGÂNICO POR UM BOM MOTIVO

O mundo caminha para um consumo cada vez maior de alimento orgânico.

Leia Mais

VENDA VIA CELULAR DISPARA E LOJA FÍSICA SENTE MENOR IMPACTO DA BLACK FRIDAY

A edição deste ano da Black Friday serviu para consolidar a venda virtual como protagonista para negócios.

Leia Mais

DESPERDÍCIO NOS ALIMENTOS

Conscientização e mudança cultural são pontos-chave para transformar perdas em ganhos

Leia Mais

JBS ADERE AO REFIS COM DÍVIDA DE APROXIMADAMENTE R$ 4,2 BI

A JBS aderiu ao programa de refinanciamento de débitos tributários da União, o chamado Refis, para regularizar valor nominal de aproximadamente R$ 4,2 bilhões, gerando uma economia total de R$ 1,1 bilhão, informou a processadora de carnes em fato relevante.

Leia Mais

UNILEVER ADQUIRE MARCA DE CHÁS TAZO

A Unilever comprou a marca de chás Tazo, da Starbucks, por US$ 384 milhões.

Leia Mais

MARFRIG E MINERVA GANHAM ESPAÇO NO MERCADO COM CRISE DETONADA PELA JBS

Embora o quarto trimestre seja aguardado pelos frigoríficos, por tradicionalmente ser o melhor do ano para as vendas de proteína animal, o período ainda deve ser marcado por desafios, especialmente para a JBS.

Leia Mais

Assine nossa newsletter

Tenha todas notícias no seu email.

Assinar

Newsletter


Preencha com seu nome e email os campos abaixo

É gratuito!!