Quinta, 16 Fevereiro 2017 13:15

Empresa gaúcha promete reduzir em até 80% o consumo de água em descargas

Avalie este item
(0 votos)

São muitos os problemas do mundo contemporâneo, mas alguns se destacam por sua urgência absoluta e fundamental. Dentre tais, poucos são tão agudos e essenciais quanto o problema da água. Basta olhar para nossas próprias vidas e casas para perceber que consumimos água demais. Se colocarmos em perspectiva esse consumo e o tanto de desperdício diante do mundo, temos certeza da apocalíptica ameaça que a escassez de água pode nos trazer.

Problemas desse tamanho costumam exigir soluções igualmente enormes, e com a falta de água que se anuncia para nosso seco futuro próximo não é diferente. Para resolvermos de fato esse problema é preciso uma mudança tão grande que colocará em questão não só nossos meios de produção como praticamente tudo que diz respeito ao consumo, aos nossos hábitos, à nossa vida. Tão complexidade, no entanto, não quer dizer que devamos ficar de braços cruzados esperando que outros resolvem o dilema; podemos e devemos fazer nossa parte – e isso pode começar em casa. Mais precisamente no banheiro. Com o perdão da invasão de privacidade, mas sendo ainda mais preciso, na privada.
Pois ainda que grande parte do consumo de água esteja nos grandes produtores (principalmente no agronegócio), nossos desperdícios diários são a parte mais fácil de resolvermos com nossas próprias mãos – e é isso que a empresa Piipee, de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, promete nos facilitar. Uma parte do uso de água de nossas casas vai embora pela privada junto com outro líquido incontornável e fundamental: nosso xixi. São dezenas de litros de água utilizados a cada descarga, que a Piipee promete que pode ser, em grande parte, economizada.
Trata-se de um dispositivo acoplado ao vaso, que libera um aditivo químico biodegradável, capaz de economizar em 100% a necessidade de água para eliminar o xixi. Sim, é isso mesmo: com o Piipee, você não precisa usar a água para dar a descarga em seu xixi, basta liberar sua solução química e pronto – o xixi e seu odor desaparece de seu vaso sanitário.
A instalação do dispositivo não exige reforma, e seu design é discreto e funcional, funcionando como um dispenser de sabonete líquido: basta pressionar um botão, que um tubo lança a solução química para o vaso.
Segundo Ezequiel Vedana da Rosa, um dos sócios e idealizadores da empresa, mais de 15 mil kits já foram encomendados, significando uma economia de mais de 5 milhões de litros de água em pouco mais de um ano de operação da Piipee.
A economia em valores financeiros é imensa, aproximando-se dos 100 mil reais entre os usuários. A empresa oferece refis para o dispositivo, e garante que cada refil permite entre 380 a 750 descargas. Segundo Ezequiel, o uso de água só se faz necessário após 10 descargas com Piipee. Tal procedimento pode economizar o consumo de água de uma casa em até 80%.
São idéias como essa, capazes de melhorar o mundo e ainda trazer lucro, que podem mais atrair investidores. É por isso que a Piipee foi uma das empresas participantes do programa de TV Shark Tank Brasil – Negociando com Tubarões. Nele, os tubarões-investidores procuram justamente grandes ideias para se tornarem sócios e ajudarem a colocá-las ou espalhá-las pelo mundo. O programa vai ao ar toda quinta-feira, às 21hs no Canal Sony, e se você tem uma ideia de ouro não só em cifrões, mas para salvar o planeta, esse também é o seu lugar.

Ler 129 vezes

BASTA CHEGAR PERTO PARA PAGAR A CONTA

Bancos apostam em tecnologia NFC, que permite fazer compras e até quitar pedágio sem cartão. Podem ser usadas pulseiras ou mesmo adesivos.

Leia Mais

MAGAZINE LUIZA COMEÇA A VENDER PRODUTOS DE LIMPEZA, HIGIENE E BELEZA PELA INTERNET

O Magazine Luiza vai começar a vender produtos de limpeza, higiene pessoal e beleza, entre outros, na Internet a partir deste mês, ampliando sua aposta no comércio online.

Leia Mais

VENDA DA VIGOR É DECISIVA PARA O GRUPO J&F

Com dívida de R$ 10 bilhões, sem considerar a conta da multa prevista no acordo de leniência como o Ministério Público Federal, o grupo J&F depende da conclusão da venda da Vigor para equacionar seus débitos.

Leia Mais

MERCADO ESTIMA MENOR PRODUÇÃO DE SOJA EM 2017/2018 NO BRASIL

A produção de soja pelo Brasil na safra 2017/2018 deverá cair mais de 3% sobre a safra passada, ficando abaixo inclusive daquela projetada por especialistas no fim de agosto, embora ainda haja divergências.

Leia Mais

SEGMENTO DE FRAGRÂNCIAS SE DESTACA E CRESCE ACIMA DO MERCADO EM BELEZA

O mercado de insumos para fragrâncias se destacou em meio à crise e segue em crescimento dentro do ramo da beleza.

Leia Mais

COMUNIDADES MOVIMENTAM R$ 141 BI

Com um movimento financeiro de R$ 141 bilhões ano passado, as 10 comunidades mais populosas do Brasil têm um potencial imenso de consumo.

Leia Mais

JOHNSON CONTROLS LANÇOU SOLUÇÃO QUE REDUZ CONSUMO DE ENERGIA

A Johnson Controls, líder global em múltiplas indústrias e diversificadas tecnologias, apresentou sua linha de soluções para o varejo na 51ª Convenção da Abras.

Leia Mais

AGORA É OFICIAL: ADESÃO AO REFIS VAI ATÉ DIA 31/10

O presidente Michel Temer editou uma nova medida provisória para prorrogar o prazo de adesão ao Refis até o dia 31 de outubro. Por meio do Refis, pessoas físicas e jurídicas (empresas) podem renegociar débitos tributários com o governo federal.

Leia Mais

BANCO POSTAL – 1.800 AGENCIAS SERÃO FECHADAS

O Correios informou que os serviços prestados pelo Banco Postal serão encerrados a partir de 11 de outubro, em 1827 agências da estatal em 12 estados.

Leia Mais

MERCADO DE HIGIENE PESSOAL, PERFUMARIA E COSMÉTICOS

O setor de HPPC – Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos faturou R$ 45 bilhões em 2016, ou U$ 12,9 bilhões, contra R$ 43,2 bilhões em 2015, ou U$ 13 bilhões.

Leia Mais

FATURAMENTO DE MARCA PRÓPRIA PODE CHEGAR A R$ 5,3 BI ESTE ANO

Impulsionados pela crise, as marcas próprias têm apresentado expansão expressiva nos últimos anos.

Leia Mais

ECONOMIA MUNDIAL FAVORECERÁ O BRASIL

O Brasil terá um empurrão de fora para ajudá-lo na saída do quadro de recessão: um crescimento da economia mundial acima do esperado.

Leia Mais

VAREJO PARA AS CLASSES C e D JÁ COMEMORA MELHORA

As redes de varejo com foco nas classes C e D comemoram aumento no faturamento e perspectivas positivas com a retomada no consumo das famílias, que também sustenta a reação inicial do PIB.

Leia Mais

NESTLÉ ATINGE TOPO DE ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE DOW JONES

A Nestlé acaba de conquistar o primeiro lugar no Índice Dow Jones de Sustentabilidade na categoria alimentos.

Leia Mais

VAREJO ON-LINE PERDE R$ 11 BI COM COMPRA CANCELADA POR FRETE ALTO

O alto custo do frete no comércio eletrônico tem gerado perdas significativas aos lojistas virtuais, uma vez que boa parte dos brasileiros afirma já ter desistido de uma compra devido a taxa de entrega elevada.

Leia Mais

Assine nossa newsletter

Tenha todas notícias no seu email.

Assinar

Newsletter


Preencha com seu nome e email os campos abaixo

É gratuito!!