Quinta, 16 Fevereiro 2017 13:15

Empresa gaúcha promete reduzir em até 80% o consumo de água em descargas

Avalie este item
(0 votos)

São muitos os problemas do mundo contemporâneo, mas alguns se destacam por sua urgência absoluta e fundamental. Dentre tais, poucos são tão agudos e essenciais quanto o problema da água. Basta olhar para nossas próprias vidas e casas para perceber que consumimos água demais. Se colocarmos em perspectiva esse consumo e o tanto de desperdício diante do mundo, temos certeza da apocalíptica ameaça que a escassez de água pode nos trazer.

Problemas desse tamanho costumam exigir soluções igualmente enormes, e com a falta de água que se anuncia para nosso seco futuro próximo não é diferente. Para resolvermos de fato esse problema é preciso uma mudança tão grande que colocará em questão não só nossos meios de produção como praticamente tudo que diz respeito ao consumo, aos nossos hábitos, à nossa vida. Tão complexidade, no entanto, não quer dizer que devamos ficar de braços cruzados esperando que outros resolvem o dilema; podemos e devemos fazer nossa parte – e isso pode começar em casa. Mais precisamente no banheiro. Com o perdão da invasão de privacidade, mas sendo ainda mais preciso, na privada.
Pois ainda que grande parte do consumo de água esteja nos grandes produtores (principalmente no agronegócio), nossos desperdícios diários são a parte mais fácil de resolvermos com nossas próprias mãos – e é isso que a empresa Piipee, de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, promete nos facilitar. Uma parte do uso de água de nossas casas vai embora pela privada junto com outro líquido incontornável e fundamental: nosso xixi. São dezenas de litros de água utilizados a cada descarga, que a Piipee promete que pode ser, em grande parte, economizada.
Trata-se de um dispositivo acoplado ao vaso, que libera um aditivo químico biodegradável, capaz de economizar em 100% a necessidade de água para eliminar o xixi. Sim, é isso mesmo: com o Piipee, você não precisa usar a água para dar a descarga em seu xixi, basta liberar sua solução química e pronto – o xixi e seu odor desaparece de seu vaso sanitário.
A instalação do dispositivo não exige reforma, e seu design é discreto e funcional, funcionando como um dispenser de sabonete líquido: basta pressionar um botão, que um tubo lança a solução química para o vaso.
Segundo Ezequiel Vedana da Rosa, um dos sócios e idealizadores da empresa, mais de 15 mil kits já foram encomendados, significando uma economia de mais de 5 milhões de litros de água em pouco mais de um ano de operação da Piipee.
A economia em valores financeiros é imensa, aproximando-se dos 100 mil reais entre os usuários. A empresa oferece refis para o dispositivo, e garante que cada refil permite entre 380 a 750 descargas. Segundo Ezequiel, o uso de água só se faz necessário após 10 descargas com Piipee. Tal procedimento pode economizar o consumo de água de uma casa em até 80%.
São idéias como essa, capazes de melhorar o mundo e ainda trazer lucro, que podem mais atrair investidores. É por isso que a Piipee foi uma das empresas participantes do programa de TV Shark Tank Brasil – Negociando com Tubarões. Nele, os tubarões-investidores procuram justamente grandes ideias para se tornarem sócios e ajudarem a colocá-las ou espalhá-las pelo mundo. O programa vai ao ar toda quinta-feira, às 21hs no Canal Sony, e se você tem uma ideia de ouro não só em cifrões, mas para salvar o planeta, esse também é o seu lugar.

Ler 335 vezes

PARA VENCER A RAZÃO...

No caos que nos atordoa, às vésperas de uma eleição que nos parece imprevisível e decisiva, o que nos consola é saber que o tempo que vivemos vai passar um dia.

Leia Mais

RENDA DE 35% DOS BRASILEIROS É INSUFICIENTE PARA PAGAR AS PRÓPRIAS CONTAS

A renda de 35% dos brasileiros é insuficiente para pagar as contas em dia, mostrou levantamento feita pela CNDL e SPC.

Leia Mais

INTERNAUTA TEM MIGRADO COMPRA POR MARCAS MAIS ECONÔMICAS

O internauta brasileiro está trocando marcas de alimentos mais caras por outras mais econômicas. É o que mostra um estudo do Ibope Conecta sobre alimentação. De acordo com a pesquisa, 69% dos ouvidos estão trocando por alimentos de marcas mais baratas.

Leia Mais

PREÇO DECIDE COMPRAS ONLINE

Levantamento afirma que 67% dos consumidores de lojas virtuais de fora do país consideram que produtos com valores menores são a principal vantagem. Entre os itens mais comprados, estão roupas, calçados e acessórios. 

Leia Mais

FGTS CONSIGNADO

O Ministério do Trabalho está dando os retoques finais num projeto para alavancar os empréstimos consignados para o trabalhador da iniciativa privada, atrelando como garantia os recursos do FGTS. A proposta, que terá que passar pelo crivo do Conselho Curador do FGTS, vai baixar os juros do consignado para o...

Leia Mais

BRASIL FICA ENTRE OS ÚLTIMOS EM RANKING DE CRESCIMENTO

Expansão foi uma das piores em lista de 43 países, superando apenas Hong Kong e México.

Leia Mais

NAS LOJAS, JUROS NAS ALTURAS

Varejista é mais tolerante com devedor para manter relação.Redes ganham com parcelamento. Para consumidor, todo cuidado é pouco.

Leia Mais

CLIENTES DO ATACAREJO VOLTAM A PROCURAR MARCAS LÍDERES

Os clientes do atacarejo voltaram a priorizar as marcas líderes na hora de montar a cesta de compras, principalmente em itens básicos, como arroz, feijão e óleo de cozinha, Para 58% dos clientes que consomem estes produtos, a marca é mais importante do que o preço.

Leia Mais

BRASIL NA ROTA DO ENVELHECIMENTO

O Brasil terá mais idosos do que crianças e adolescentes, de até 15 anos, no prazo de duas décadas. O dado está em projeção divulgada pelo IBGE, no mês de julho, que aponta que o Brasil está em trajetória de envelhecimento e, em 21 anos, o número de idosos, com...

Leia Mais

CERVEJAS APOSTAM EM MACONHA PARA CRESCER

O que as cervejarias americanas estão fazendo para se proteger contra a queda no crescimento de sua principal operação? No caso da empresa mãe da Corona, investindo com força na indústria da maconha.

Leia Mais

MARFRIG VENDE KEYSTONE E SEU VALOR ENCOLHE R$ 397 MILHÕES

Operação com a americana Tyson Foods por U$ 2,5 bi não foi confirmada oficialmente. Para analistas, mudança ajudará a reduzir endividamento.

Leia Mais

INADIMPLÊNCIA DEPENDE DE EMPREGOS E RENDA

O número de brasileiros inadimplentes se mostra estável, mas em patamar elevado.

Leia Mais

DADOS MOSTRAM RETOMADA DE CENÁRIO NO BRASIL

Os indicadores macroeconômicos recém divulgados mostram que voltamos, em partes, ao cenário anterior à greve dos caminhoneiros, mas a demanda segue fraca com a manutenção da desconfiança e do desemprego alto.

Leia Mais

ENTIDADES CONTESTAM TABELAMENTO DE FRETES

A CNA entrou com um novo pedido no STF para suspender o tabelamento mínimo de fretes, sancionado pelo presidente Temer.

Leia Mais

EXPORTAÇÃO DE GLICERINA ATINGE MARCA DE 40 TONELADAS EM JULHO

As exportações brasileiras de glicerina voltaram a bater recordes no mês de julho segundo os números mais recentes da balança comercial brasileira divulgado pelo ministério da indústria e Comércio Exterior e serviços.

Leia Mais

Newsletter


Preencha com seu nome e email os campos abaixo

É gratuito!!