Indústria de beleza brasileira enfrenta crise na Argentina

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Brazil trade cargo container hanging against clouds background

A Balança Comercial do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) apresentou um desempenho positivo no primeiro semestre de 2024, mesmo com impactos da agenda geopolítica regional que puxaram leve queda nas exportações em comparação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com dados da  ABIHPEC, as exportações do setor atingiram US$ 431.6 milhões, com pequena queda de 3,1% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram registrados US$ 445.3 milhões. Já as importações somaram US$ 423.7 milhões, representando alta suave de 0,9% em comparação aos US$ 419.8 milhões do primeiro semestre do ano anterior. Mesmo diante de tais oscilações, o saldo da balança comercial do setor de HPPC no período foi superavitário em US$ 7.9 milhões e ainda, representaram uma queda acentuada de 69,0% em comparação ao superávit de US$ 25.5 milhões obtido entre janeiro e junho de 2023.

Queda nas exportações

Para a ABIHPEC, um dos principais desafios enfrentados pelo setor de HPPC no primeiro semestre de 2024 foi a queda nas exportações (-30,2%) para a Argentina, um tradicional parceiro comercial. Esta redução é um reflexo de uma queda mais ampla das exportações brasileiras para a Argentina, que diminuíram 37,6% no mesmo período.

A falta de demanda interna na Argentina tem sido um obstáculo para o setor, e a recuperação econômica do país é fundamental para a retomada das exportações brasileiras de HPPC para este mercado”, ressalta João Carlos Basilio, presidente-executivo da ABIHPEC.

Com a diminuição das exportações para a Argentina, o México emergiu como o principal mercado de exportação para o setor de HPPC no primeiro semestre de 2024, um movimento muito pontual e diretamente relacionado à crise Argentina. No entanto, ainda há desafios a serem superados. João Carlos Basilio destacou a necessidade da retomada de negociações comerciais com o México.

É essencial que o Brasil retome as negociações do Acordo ACE Nº 53, iniciadas há mais de 15 anos, o que possibilitará maior competitividade às nossas exportações para esse país. O México é um dos principais mercados de exportação do setor de HPPC na América Latina e o único que ainda não possui um acordo tarifário mais amplo“, afirma o executivo.

Para João Carlos Basilio, apesar das ‘adversidades’ enfrentadas, especialmente no acesso aos mercados América Latina, o setor de HPPC tem demonstrado enorme capacidade de adaptação e grande competitividade, mantendo um saldo positivo na balança comercial setorial e buscando novas oportunidades para crescimento no mercado internacional.As principais categorias de produtos exportados no primeiro semestre de 2024 foram Produtos para Cabelos (US$ 106.5 milhões), Sabonetes (US$ 75.2 milhões) e Produtos de Higiene Oral (US$ 50.4 milhões).