A fabricação de produtos de limpeza fechou os quatro primeiros meses do ano com alta de 11,4%. Segundo a Abipla (Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional), o desempenho é impulsionado por itens como preparações multiuso de limpeza, amaciantes e desinfetantes.
A estabilização de preços de insumos e a queda de preços de produtos ao consumidor final são alguns dos fatores que ajudam a reação do setor em 2024. Além disso, outro fator que contribui para o desempenho é o investimento em inovação por parte das empresas do setor. Segundo a CNI (Confederação Nacional da Indústria), o setor químico é responsável por 16% de todo o investimento em inovação da indústria brasileira.
“Acredito que uma das explicações para o bom desempenho do setor em 2024 seja a estabilização dos preços de insumos para a indústria. Segundo o INPC, neste ano, o setor acumula uma deflação de 1,36%. Se levarmos em conta os últimos 12 meses, a queda é de 2,57%. Ou seja, os produtos de limpeza estão mais baratos ao consumidor”, explica Paulo Engler, diretor-executivo da Abipla.