Não se trata de uma opinião isolada.
Para o chefe de análises da Toro Investimentos, Rafael Panonko, o crescimento do e-commerce na pandemia mostra uma nova tendência do mercado.
Ele aposta que o consumo do brasileiro vai decolar no meio digital.
“É um comportamento que veio para ficar, e as empresas que estão dentro dessa tendência se destacam na lista”, ele comenta.
“O Magalu investiu nisso lá atrás, e agora está colhendo os frutos. E outras empresas como Via Varejo e Renner também surfam nessa onda.”
No cenário anterior à pandemia, a maioria dos consumidores preferia ir à loja ou ao shopping e só comprava pela internet se a diferença de preço fosse muito atrativa.
“Questões de logística, como o próprio prazo de entrega, pesavam contra a compra online. Mas isso está sendo vencido”, acredita Panonko.
Ele admite que não é fácil ter uma plataforma de e-commerce no Brasil, já que a logística acaba sendo um gargalo.
“A primeira coisa que o consumidor vê é o prazo de entrega; se for de 45 dias, ele vai ao shopping. A empresa que tiver excelência na entrega, qualidade e preço vai possibilitar bons ganhos para o investidor.”
A head de equity research da Mauá Capital, Carolina Ujikawa, concorda que as empresas de e-commerce são as grandes vencedoras desta crise.
E diz que ainda há muito espaço para crescimento nesse campo.
“O e-commerce representa 20% do varejo nos EUA, quase 30% na China e apenas 7% no Brasil. Mas a penetração do mobile na nossa população é enorme, maior que em muitos países desenvolvidos”, ela ilustra.
Com a imposição do fechamento do comércio, quem já tinha uma operação digital bem azeitada foi menos prejudicado, caso de B2W, Via Varejo e da própria Magalu.
“A Lojas Americanas detém 62% de participação na B2W, então também se beneficiou com a alta do e-commerce”, observa José Francisco Cataldo, superintendente de research da Ágora Investimentos.
“Além disso, os pontos de venda Americanas Express, assemelhados a lojas de conveniência, tiveram o funcionamento autorizado, o que ajudou a empresa a ir bem no período.”