O ano passado surpreendeu a todos, e 2021 tem sido igualmente imprevisível.
A pandemia levou o Brasil a perder quase 10 milhões de empreendedores, segundo o Sebrae.
O estudo “O impacto da pandemia do coronavírus nos pequenos negócios”, realizado em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), mostra que 79% das empresas continuam relatando perdas no faturamento. Para 67%, a renda atual do negócio é insuficiente para cobrir as próprias despesas.
Embora empresas de todos os tamanhos e setores enfrentem desafios causados pela pandemia, as PMEs foram as mais afetadas.
A recuperação econômica continua desigual para as pequenas empresas.
Mas, quando olhamos para as tendências, nem tudo é desgraça.
O crescimento no mundo digital merece e precisa ser visto como uma oportunidade, não apenas para os grandes, mas também para os pequenos empreendedores.
O comportamento de compra do cliente mudou a ponto de nunca mais voltar ao “normal”.
Evidências mostram que o cliente omnichannel realiza jornadas de compra “independentes de canal”.
Em vez de se concentrarem em canais específicos para pesquisar e comprar produtos, clientes usarão os meios de sua preferência em cada etapa de sua jornada de compra, sem mais discerni-los.
As empresas que se prepararem para dar suporte a esse novo perfil de cliente provavelmente são as que irão colher os frutos nos próximos anos.
É fato que no Brasil e no mundo a estratégia omnichannel ainda apresenta enorme potencial inexplorado.
Mesmo que a experiência física seja relevante, líderes de PMEs precisam reconhecer a necessidade de expandir sua presença online para sobreviver e prosperar.
Uma estratégia bem definida assegura que os clientes invistam um tempo valioso com a marca, resultando em vendas mais altas e fidelidade.
Não dá para comparar as estratégias de grandes empresas com as de pequenas e médias.
O importante é que cada uma encontre sua própria maneira de avançar seus negócios.
O fato é que a oportunidade e as tendências de crescimento para PMEs surgem com a gestão omnichannel.
E já podemos listar exemplos de sucesso no Brasil com pequenos negócios que rapidamente implementaram compras online, compra online e retira na loja, drive-thrus, assistente para compras virtuais e entrega porta a porta.
Por onde a PME pode começar sua estratégia omnichannel? Veja algumas dicas:
- Conheça seu público. Quanto melhor você conhecer seu público, mais poderosos serão seus esforços de marketing e vendas.
- Explore o crescimento e o potencial omnichannel.
- Incorpore conteúdo relevante para o cliente. Para as PMEs que buscam gerar mais vendas, a chave pode estar no desenvolvimento de uma estratégia social commerce (vendas por redes sociais), hoje uma das maiores tendências de crescimento em vendas no Brasil.
- Integre tecnologia inovadora. Com tantas mudanças, a pandemia agiu como um equalizador, permitindo que as PMEs enfrentassem concorrentes maiores. Portanto, agora é um momento vital para que as PMEs ganhem uma vantagem competitiva ao adotar tecnologias inteligentes, como a Inteligência Artificial (IA).
- Forme um time com foco em excelência e inovação para o seu negócio, composto por profissionais das áreas de negócios e tecnologia.
Com o mercado em um estado de fluxo constante, as PMEs devem se preparar para um período de oportunidades para crescimento nos próximos anos.
A crise da pandemia acelerou uma revolução no comportamento do consumidor e na digitalização das compras. O omnichannel não veio só para ficar.
Em breve, vai explodir.