A marca brasileira de beleza lançou neste mês em lojas selecionadas e para um grupo selecionado de consultoras o Natura Perfum.AR, um dispositivo de cheiro digital que possibilita uma nova experiência olfativa aos consumidores.
O dispositivo tem formato de tablet, é controlado por aplicativo e possui amostragens de até 20 fragrâncias, funcionando por meio de um quiz ou um catálogo através dos quais o consumidor pode escolher de forma digital a fragrância mais compatível com seu perfil.
Os dispositivos liberam a fragrância usando uma tecnologia de “ar seco”, que não deixa resíduos de perfume seja no ar, no demonstrador ou no usuário, permitindo a experimentação de vários produtos sem confundir o cérebro e dispensando o uso das tradicionais fitas olfativas de experimentação.
Existe refil para cada fragrância, com durabilidade de 100 disparos cada.
Natura Perfum.AR também coleta dados de navegação, experimentação e compra, informações que permitem à Natura conhecer de forma mais detalhada quais fragrâncias foram experimentadas, as preferências dos consumidores, os comportamentos regionais e os aspectos relacionados à sazonalidade.
A nova tecnologia – desenvolvida pela startup brasileira de scent tech Noar, com experiência olfativa prototipada em conjunto com o P&D da Natura e investimento da empresa de embalagens de vidro Wheaton – foi disponibilizada para um grupo selecionado de Consultoras Natura, 11 Aqui Tem Natura (franquias) e para 13 lojas próprias no estado de São Paulo, com destaque para a recém-inaugurada loja na Rua Oscar Freire, na capital paulista, primeiro endereço da Natura ao ser fundada em 1970 por Luiz Seabra.
Para Roseli Mello, Head Global de P&D da Natura, “O dispositivo é uma oportunidade segura de experimentação de fragrâncias, pois pode ser feita com o uso de máscaras de proteção”.
“Esperamos que o dispositivo também otimize em grande medida o trabalho de nossas consultoras, que poderão oferecer até 20 fragrâncias para teste em um só lugar”, acrescenta.