Pesquisa revela forte presença do varejo online no cotidiano da população acima de 60 anos

Você está visualizando atualmente Pesquisa revela forte presença do varejo online no cotidiano da população acima de 60 anos

A SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo em parceria com a AGP Pesquisas realizou um levantamento com informações sobre os atuais hábitos de compra da população com idade superior a 60 anos.

Realizamos este estudo para analisar os fatores que levam este público a consumir, que aspectos eles mais prezam em suas compras e a presença do varejo digital entre essa população.

Além disso, foi avaliado a experiência de compra e os aspectos mais valorizados no consumo de produtos e serviços, comenta Eduardo Terra, Presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.

O estudo da SBVC contou com 503 entrevistados. 88% dos consumidores 60+ afirmaram que eles mesmos são os responsáveis pelo controle das finanças e decisões de compra em sua residência.

Para esse consumidor, comprar online é uma realidade, e principalmente o consumo através de smartphones, 71% versus 64% em 2019, e 48% em 2018. Sendo que, desses consumidores mobile, 46% compram via aplicativos (versus 12% em 2017).

É importante ressaltar que o consumo relacionado a itens básicos são feitos com maior frequência: 53% dos entrevistados costumam ir semanalmente a redes de hipermercados ou supermercados, 41% afirmam consumir mensalmente em drogarias/ farmácias. 35% costumam ir eventualmente à shoppings centers, versus 30% em 2019, e que possuem itens ocasionais de compra (e 30% afirmam raramente frequentar esse canal). Percebe-se que o consumidor com mais de 60 anos, utiliza super e hipermercados, tradicionais e de vizinhança, em seu mix de consumo, e também vai à farmácias e drogarias para compras de uso mensal, utilizando-os como canal de reposição.