PMEs online faturaram R$ 4,7 bilhões em 2024

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Em 2024, as PMEs online movimentaram R$ 4,7 bilhões, 42% a mais que o registrado em 2023. No total, mais de 73 milhões de produtos foram vendidos, o que representa um aumento de 31,5% ante o ano anterior. Os dados são da Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na América Latina. A quantidade total de consumidores que compraram de e-commerces de PMEs em 2024 chegou a 7,3 milhões.

Os produtos mais vendidos no período foram: granola, agendas devocionais, regatas, creatina, camisetas e calças. “2024 foi um ano de grandes avanços tecnológicos para as PMEs online, impulsionado pelo aprimoramento do uso de inteligência artificial, que elevou a qualidade dos serviços oferecidos aos consumidores.

A criação de estratégias personalizadas e a compreensão profunda das mudanças no comportamento dos clientes se mostraram fundamentais para o sucesso do setor”, avalia Babi Tonhela, diretora de Estratégia de E-commerce na Nuvemshop.

Resultado dos Segmentos e Estados  

Os segmentos que mais faturaram foram: Moda (R$ 1,6 bilhão) que liderou o ranking, seguido por Saúde & Beleza (R$ 442,5 milhões), Acessórios (R$ 294 milhões) e Casa & Jardim (R$ 206,5 milhões).

O total de pedidos realizados foi de 19 milhões, aproximadamente 41% superior ao volume de 2023, com um ticket médio de R$ 247,60. Além disso, das vendas geradas pelas redes sociais, que totalizaram 24% dos pedidos no e-commerce, 89% vieram do Instagram e 8% do Facebook. No ranking dos estados, São Paulo está no topo com um faturamento de R$ 2,3 bilhões.

Em seguida vem o estado de Minas Gerais (R$ 469 milhões), Rio de Janeiro (R$ 356,5 milhões), Santa Catarina (R$ 325,5 milhões) e Ceará (R$ 260 milhões) que finalizam o top 5. Sobre os meios de pagamento, o Pix representou 46% de todos pedidos pagos, seguido pelo cartão de crédito, com 45% do total. (Giro News)