Um levantamento da plataforma de CRM Pipedrive revelou que PMEs são as maiores usuárias de IA no mundo corporativo. A State of Sales and Marketing Report 2023/2024 agrega informações de diversos países, incluindo o Brasil, e aponta que 42% dos colaboradores dessas organizações de menor porte utilizam ferramentas de inteligência artificial em suas rotinas.
A porcentagem reflete a adesão de companhias com até dez colaboradores. O percentual de utilização dessa tecnologia cai para 37% nas companhias médias (11-100 funcionários) e 23% nas grandes empresas (com mais de 100 colaboradores).
Os dados apresentados no estudo foram coletados por meio de contatos com vendedores, fundadores e CEOs ao longo dos últimos 12 meses. “A IA vem se revelando essencial para dinamizar processos e ajuda, inclusive, a ampliar mais rapidamente a rede de contatos e relacionamentos”, observa Dominic Allon, CEO da Pipedrive.
A maior motivação apontada por funcionários das pequenas e médias empresas (PMEs) para a adoção de inteligências artificiais em suas funções é a possibilidade de economia de tempo, segundo a pesquisa. Já empresas maiores aparentam ter maior dificuldade em adaptar processos para a inclusão dessas ferramentas.
A grande maioria dos profissionais entrevistados (76%) acredita ainda que o impacto dessas tecnologias em suas rotinas no futuro será positivo, com apenas 8% relatando preocupações acerca de eventuais demissões por desenvolvimento das IAs. Já 83% apontam que a relevância dessas ferramentas deve crescer no cenário corporativo, mas nunca se sobressaindo em áreas onde o fator humano é fundamental.