Marca de limpeza presente em 95% dos lares brasileiros amplia portfólio de higiene pessoal com Flor de Ypê e foca no crescimento no canal farma e varejos especializados.
A Ypê, uma das maiores fabricantes de produtos de limpeza do país, começou sua operação em 1950, na cidade de Amparo (SP), com a produção de sabão em barra. Desde então, a empresa vem expandindo seu portfólio, com soluções para casa, roupa e louça e, há cerca de uma década, passou a se dedicar também ao setor de cuidados pessoais, com a introdução de sabonetes em barra Flor de Ypê.
“Foi a partir de 2023 que esse segmento se consolidou como uma unidade estratégica de negócios, com investimentos significativos para ampliar o portfólio e atender à crescente demanda por produtos de higiene pessoal que combinam alta performance e preço justo. Entendemos que os cuidados pessoais representam um pilar estratégico com potencial de crescimento significativo”, afirma Marcela Mariano, CMO da Ypê.
Em barra e líquidos, 100% biodegradáveis e em versões com fragrâncias com óleos essenciais, fórmula com glicerina e base vegetal, os sabonetes Flor de Ypê ganharam espaço no mercado brasileiro. “A categoria tem evoluído expressivamente e temos já grandes conquistas. Flor de Ypê alcançou 45,9% de presença nos lares brasileiros, segundo pesquisa Kantar, e chegou ao ‘top 3’ de marcas de sabonetes em barra mais vendidos no Brasil em volume de vendas, segundo Nielsen”, aponta a executiva.
Investimento em nova categoria: hidratantes corporais
No ano passado, a marca partiu para uma nova categoria, lançando uma linha de hidratantes corporais. “A decisão de investir em hidratantes corporais tem como objetivo oferecer aos consumidores uma experiência premium no cuidado diário com a pele, mantendo o compromisso com preços acessíveis. Além de consolidar a marca no segmento, queremos expandir a presença da Ypê no setor de cuidados pessoais”, diz Mariano.
Ela conta que, para a produção dos hidratantes corporais, a Ypê utiliza uma combinação de recursos internos e parcerias estratégicas. “A expansão para essa nova categoria foi acompanhada por adaptações e otimizações operacionais que garantem os mesmos padrões de qualidade e inovação reconhecidos nas demais linhas de produtos da empresa.”
Com a inclusão de hidratantes corporais ao catálogo, a Flor de Ypê investiu em uma campanha digital promovendo o “banho premium”.
“Esse conceito visa transformar o momento do banho em uma experiência sensorial e relaxante, associada ao bem-estar e ao autocuidado. A campanha com influenciadores reforçou essa mensagem, destacando produtos como o Sabonete Líquido Vegetal Flor de Ypê, disponível em fragrâncias como Limão Siciliano e Pitaya, alinhado às tendências de beleza e sustentabilidade”, diz a CMO.
Estratégia para 2025 é intensificar a expansão em farmácias e varejos especializados
Em 2024, a marca também ampliou sua participação em novos canais, como farmácias e varejos especializados. “A presença da Flor de Ypê no canal farmacêutico evoluiu significativamente no último ano, com destaque para a parceria consolidada com redes como Droga Raia. A estratégia para 2025 é intensificar a expansão em farmácias e varejos especializados, ampliando o alcance”.Atualmente, a marca Ypê atinge 95% dos lares brasileiros. Para Mariano é uma meta ambiciosa para a Flor de Ypê chegar a essa mesma abrangência. “Mas o foco em inovação, diversificação de portfólio e expansão de canais reforça nosso compromisso com o crescimento contínuo. Estamos investindo em pesquisas de mercado e no desenvolvimento de produtos para atender às necessidades dos consumidores e aumentar nossa penetração.”
(Brazil Beauty News)