As marcas de cuidado oral da Unilever, incluindo Signal, Pepsodent e CloseUp, anunciaram planos para converter todo o seu portfólio global de pastas de dentes em tubos recicláveis até 2025.
Após 4 anos de desenvolvimento, os tubos recicláveis estarão disponíveis no final deste ano, em dois dos maiores mercados de cuidado oral da Unilever, que são a França e a Índia.
Inovação aberta
Tradicionalmente, a maioria dos tubos de pastas de dentes são feitos a partir de uma combinação de plástico e alumínio, o que lhes confere flexibilidade, mas dificulta a sua reciclagem.
Em vez de alumínio, os novos tubos utilizarão um material feito, principalmente, de polietileno de alta densidade (HDPE), um dos plásticos mais recicláveis a nível mundial.
Este material também será o menos espesso no mercado das pastas de dentes, o que reduzirá a quantidade de plástico necessária em cada tudo.
Para fomentar uma mudança ampla, a nível industrial, a Unilever irá disponibilizar esta inovação para que possa ser adotada por outras empresas.
O design foi aprovado pela RecyClass, que estabelece o standard da reciclabilidade na Europa, assim como por laboratórios na Ásia e América do Norte.