Vender produtos que não usavam mais e se tornar afiliado digital foram as alternativas mais adotadas no período
Mais de um terço dos brasileiros (35%) começou a empreender na pandemia. Destes, 34% moram na região Sudeste. Os dados foram levantados na pesquisa “Pandemia e os Impactos Financeiros”, realizada pela Serasa em parceria com o Instituto Opinion Box, e este recorte foi anunciado com exclusividade a PEGN.
O levantamento compara os períodos de fevereiro de 2021, quando a pandemia completou um ano e fevereiro de 2022, que marca o segundo ano da chegada do coronavírus ao Brasil.
Entre as alternativas encontradas pelos novos empreendedores, 35% decidiram vender produtos que não usavam mais, 23% se tornaram filiados digitais e 23% passaram a trabalhar como freelancers. Outros 18% afirmaram vender doces ou comida e 7% começaram a trabalhar em aplicativos de entrega ou de transportes.
O índice de empreendedorismo e trabalho por conta própria também foi grande em outras regiões. No Norte e no Nordeste do país, a taxa chega a 40%. Depois vem o Sul, com 29%, e o Centro-Oeste com 28%.
Assim como no Sudeste, as alternativas encontradas em outras regiões foram vender produtos que não usavam mais, se tornar um afiliado digital ou arrumar um trabalho freelancer.