Com base nas expectativas da economia para o próximo ano, o crediário será ainda um “recrutador” de clientes para as lojas.
Vender mais é a busca constante de todo varejista e, ano a ano, novas tecnologias e inovações voltadas para o aumento de consumo vem ganhando espaço no mercado.
O ano de 2021, ainda turbulento por conta da pandemia, ajudou algumas tecnologias a ter penetração mais rápida no mercado, e uma delas, sem dúvida, foi o Pix.
Para 2022, outra tendência ainda no setor de pagamento será a digitalização da operação de crediário próprio.
Esta não irá restringir as compras em e-commerces, mas também será fundamental para acelerar largamente o processo de digitalização do crediário nas lojas físicas.
Com base nas expectativas da economia para o próximo ano, o crediário será ainda um “recrutador” de clientes para as lojas.
No modelo de venda a prazo, as lojas perceberão que podem vender não só produtos, mas também serviços financeiros, visto que o público dessa modalidade é carente de crédito.
As operações de abertura de conta digital e empréstimo pessoal são grandes tendências que permitem uma maior interação social e ganho de espaço entre loja e cliente.
Isso possibilitará que as pessoas possam tomar empréstimo com a loja — onde mantém seu relacionamento há anos — para comprar, por exemplo, o material escolar e uniforme dos filhos, um celular novo ou até mesmo reformar a sua casa.
Ao investir nesse pilar, os lojistas tendem a vender mais, além de desenvolverem um relacionamento diferenciado com a base de clientes.
Contudo, é necessário alertar aos lojistas que este modelo de operação deve ser feito com responsabilidade e muita atenção.
É necessário contar com o suporte de soluções tecnológicas para concessão de crédito e utilização de ferramentas antifraude.
Com esses atributos, certamente a rede varejista tende a diminuir as chances de inadimplência — uma vez que elas já possuem o histórico de risco destes consumidores — e maior segurança para gerar receita extra na estrutura atual, além de diluir ainda mais os custos fixos da operação mercantil.
*Jeison Schneider é sócio-fundador e CEO do Meu Crediário, empresa proprietária de um sistema de gestão especializado no crediário próprio multicanal e pioneiro na modalidade ‘buy now pay later’ no Brasil.
Jeison tem mais de 15 anos de experiência profissional na liderança de softwares de gestão de risco para crediário no Brasil.
Fonte: Consumidor Moderno.