O início da pandemia e o avanço de um cenário cheio de restrições causou impactos nos hábitos de compras das pessoas, especialmente em supermercados e atacarejos.
As compras passaram a ser feitas com menos frequência, mas com volume maior de itens.
Hoje, dois anos após o começo da pandemia e com o avanço da vacinação, os hábitos estão sendo retomados.
Em estudo realizado pela Radar Scanntech Brasil foi revelado que no mês de abril o fluxo de consumidores em supermercados e atacerejos regionais voltou ao cenário pré-pandemia.
Assim como o fluxo, o tamanho das compras realizadas também é semelhante ao período.
De acordo com informações analisadas pelo Radar, houve um aumento considerável no fluxo das lojas em comparação ao mês de abril do ano passado, cerca de 9% de crescimento.
Além disso, os dados apontam para uma estabilização na retração em unidades por ticket, com -10,3%.
“Se compararmos o mês de abril de 2022 com 2019, o comportamento de compra do consumidor está como antes”, comentou Priscila Ariani, diretora na Scanntech.
Ela completou explicando que esse comportamento consiste em mais visitas nas lojas e compras menores.
“É o novo normal com cara de velho”, finaliza a diretora.
A pesquisa também aponto uma retomada no crescimento do Ticket Médio em valor comparado a abril de 2021 com um aumento de 5,4%, assim o melhor mês do ano.
Já na análise de canais, o levantamento mostrou que o Atacarejo regional apresentou o maior crescimento em faturamento, mas que foi motivado por conta do aumento de preço das mercadorias.
Neste canal, se destacam as cestas de Pereciveis, com 15,5% de aumento, mercearia básica com 14,3% e pet com 16,5%.