O Ever Given desencalhou após quase uma semana bloqueando o Canal de Suez, mas “o e-commerce global será prejudicado em meio aos atrasos”, disse o especialista em entregas ParcelHero.
ParcelHero celebrou o desbloqueio daquela que é uma artéria chave para o comércio global, mas disse que o bloqueio custará 4,35 bilhões de libras e atrasará muitos pedidos da Amazon e de outros e-commerce por semanas.
Em particular, os problemas causados pelo mega-contêiner taiwanês devem gerar atrasos no comércio eletrônico de itens da China por várias semanas.
E, segundo a ParcelHero, “o impacto no comércio global ainda será sentido nos próximos meses”.
Seu chefe de pesquisa de consumo, David Jinks (o ex-editor do Lloyds Shipping Index), disse que 7 bilhões de libras em mercadorias foram retidas todos os dias e Amazon e outros varejistas online serão particularmente atingidos.
“O Ever Given de 200.000 toneladas transportava 18.300 contêineres, mas isso é apenas a ponta do iceberg”, disse ele.
“Um total de 367 navios estavam esperando para passar, e as autoridades disseram que levará pelo menos três dias e meio para liberar o congestionamento.
Cerca de 12% do comércio global passa pelo canal diariamente”.
Jinks acrescentou que “muitos dos navios porta-contêineres atrasados, incluindo o próprio Ever Given, estão transportando produtos de comércio eletrônico da Amazon, eBay e Alibaba”.
Um problema é que muitos carregamentos que planejavam usar o Canal de Suez já foram desviados para o Chifre da África, acrescentando pelo menos mais sete dias à sua chegada ao Reino Unido, por exemplo.
O corretor de navios Braemar ACM disse que o custo do aluguel de alguns navios para viagens de e para a Ásia e Oriente Médio aumentou 47%.
Enquanto isso, a seguradora alemã Allianz disse que o fechamento do canal poderia reduzir o crescimento anual do comércio em 0,2 a 0,4 pontos percentuais.