Especializada em produtos de higiene pessoal e limpeza, a Razzo tem três focos para seus investimentos ao longo de 2023: inovação, expansão e automação. A estratégia segue um movimento que vem sendo desenvolvido desde o ano passado. “Expandimos nossa capacidade produtiva para terceiros e trouxemos uma linha nova da Itália, que está em operação desde maio”, revela Ricardo Picoli, CEO da Razzo, em entrevista exclusiva ao Jornal Giro News. No pilar inovação, a empresa expandirá sua atuação em marcas próprias para além dos sabonetes e sabões em barra. “Entraremos no mercado de shampoos em barra, com lançamento em maio e chegada às gôndolas em junho.”
Tendências de Mercado
Com as novidades, a expectativa da empresa é fechar o ano com 36 SKUs entre as marcas Livy e Razzo. Atualmente, são 20 SKUs no portfólio. Segundo Ricardo, ambas crescem de forma equivalente ao mercado e buscam oportunidades de penetração. “O mercado de higiene e limpeza é bastante estável e consolidado. Ele deve se manter em termos de tamanho, acompanhando o crescimento da população”, analisa o CEO. No entanto, algumas tendências devem nortear o futuro do setor. “A pandemia diminuiu o poder aquisitivo das pessoas. Isso fez com que os consumidores migrassem para marcas alternativas à premium, favorecendo marcas que ‘jogam’ em todos os níveis socioeconômicos de consumo.” Para o executivo, também é necessário se adaptar à tendência de produtos que seguem o conceito ESG, visto que os consumidores estão mais preocupados com o impacto ambiental da produção.
Crescimento Duplo Dígito
Considerando toda a operação, que inclui quatro negócios – terceirização, varejo, industriais e massa base noodles -, a Razzo cresceu 23% em faturamento em 2022, na comparação com o ano anterior. “Para 2023, temos a projeção de crescer por volta de 10%, reduzindo efeitos da pandemia e acompanhando o espaço que temos e vamos manter no mercado. Estamos investindo em automação para melhorar nossas margens”, explica Ricardo. O executivo assumiu como CEO da empresa em agosto de 2022, como parte de um processo de implementação de governança corporativa. Com o apoio de uma consultoria, a Razzo reestruturou sua administração, que era familiar, para um sistema de governança, e o movimento ganhará continuidade.
Expansão em Higiene Pessoal Razzo se prepara para entrar em nova categoria
