A empresa suíça de fragrâncias e perfumes, Givaudan, anunciou na terça-feira (12) que registrou vendas ligeiramente acima do esperado no primeiro trimestre, uma vez que continuou a aumentar os preços devido à inflação de custos.
A alta perfumaria, que havia sido afetada pelo fechamento de lojas durante o confinamento e pela falta de atividade nas lojas de aeroportos, registrou um aumento nas vendas de 17,4%, informou o grupo, que produz fragrâncias para grandes nomes como Christian Dior e Prada.
A perfumaria funcional, que inclui aromas para lavanderia e produtos de higiene pessoal, teve queda de 2,3% em uma forte base comparativa.
Durante o primeiro trimestre de 2021, havia crescido 11,4%, pois a demanda por aromas para sabonetes, desinfetantes e detergentes permaneceu alta devido à pandemia.
As vendas no segmento de aromas cresceram 6,4%, impulsionadas por ingredientes para alternativas proteicas e ingredientes naturais.
Incluindo as aquisições, houve aumento de 9,6% quando convertido para francos suíços, disse o grupo, que em dezembro comprou uma fabricante norte-americana de corantes naturais.
O diretor do grupo, o francês Gilles Andrier, mostrou-se “muito satisfeito com o bom início de 2022, apesar de um contexto externo complexo e difícil”.
No primeiro trimestre, o grupo continuou a aplicar os aumentos de preços negociados com os seus clientes para compensar o aumento dos custos das suas matérias-primas.
O grupo confirmou suas metas de médio prazo, que continuam apontando para um aumento de 4-5% nas vendas, excluindo aquisições.