JBS Couros lança a tecnologia V-Block para couro antiviral

No momento, você está visualizando JBS Couros lança a tecnologia V-Block para couro antiviral

A JBS Couros anunciou o lançamento da tecnologia da JBS V, que inativa o vírus SARS-COV-2, a causa da Covid-19.

Na fase de processamento, um aditivo de micro-partícula de prata é adicionado ao revestimento de couro, proporcionando-lhe qualidades antivirais.

A empresa brasileira de processamento de couro oferece soluções inovadoras com logística eficiente.

Em testes conduzidos no laboratório de biossegurança de nível 3 (NB3) do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), o material mostrou 99% de inativação do vírus SARS-Cov-2 em 30 minutos de contato com partículas virais.

Os testes foram feitos seguindo a norma internacional ISO 21702, que estabelece os métodos mais apropriados para detectar a atividade antiviral em plásticos e superfícies não porosos, disse a empresa em um comunicado.

“O uso dessa tecnologia aumenta a superfície de contato da prata e sua proeminência no couro, permitindo a ação antiviral.

As micro-partículas são construídas a partir da síntese de sais de prata, um elemento escolhido por sua ação antiviral reconhecida e estabilizada pela tecnologia de síntese”, explicou o pesquisador Lucio Freitas, que participou dos testes do novo material.

“Nosso couro participou de testes científicos que comprovam a inativação do vírus SARS-Cov-2.

A aplicação desta nova tecnologia define um novo padrão na produção de couro.

Não só inativa a propagação de vírus, incluindo a Covid-19, mas auxilia na preservação do material, tornando-o ideal para uso em superfícies usadas regularmente ou em contato com várias pessoas, como móveis, assentos e volantes, ou itens como roupas, bolsas e carteiras, onde há potencial aumento da exposição à covid e outros vírus”, disse Guilherme Motta, presidente da JBS Couros em comunicado.

“Micro-partículas de prata são capazes de inativar o vírus por dois mecanismos: em sua membrana – onde quebram esse revestimento externo do vírus e inativam sua entrada nas células hospedeiras e, em RNA (ou DNA), onde oxidam o material genético do vírus exposto, inativando sua capacidade de multiplicação”, disse o cientista de materiais Daniel Minozzi, fundador e diretor da Nanox, empresa especializada em novos materiais antimicrobianos, que desenvolveu o aditivo usado pela JBS Couros.