Marcas de beleza investem pesado em inovação e apresentam lançamentos na Hair Brasil

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Considerado o principal evento do setor de beleza profissional na América Latina, a Hair Brasil termina nesta terça-feira, dia 16 de abril, após reunir mais de 900 marcas expositoras entre nomes nacionais e internacionais no Expo Center Norte, em São Paulo. Quem passou por lá pode conferir as principais tendências, novas técnicas e lançamentos nos setores Profissional Show e Varejo Negócios.

Espaço da Laces na Hair Brasil – Reprodução Instagram
Para se ter uma ideia do tamanho do investimento em tecnologia, a empresa Easy Wick Mecha Fácil, de Londrina (PR), investiu nos últimos quatro anos R$ 1,2 milhão em pesquisa, desenvolvimento e inovação para apresentar ao mercado uma coloração sustentável, que substitui o tradicional de alumínio. A novidade é composta por celulose, para dar sustentação e manter o formato padrão, e é revestido com uma película plástica que oferece isolamento e maior aderência, tudo isso unido por um adesivo vegetal. Além de agredir menos o meio ambiente por ter a possibilidade de ser reciclado, o produto promete agir em menor tempo, causando menos agressão aos fios, graças a uma maior aderência que otimiza o desempenho das fórmulas químicas empregadas e não deixa resíduos de óxido de alumínio nos fios.
Rômulo D´Accorsi, 42 anos, fundador da empresa e idealizador da inovação, colocou seu planejamento em pé a partir de um investimento inicial de R$ 50 mil, formou parceria com a Facepel, empresa especializada na fabricação de embalagens de papéis lisos e personalizados, inaugurou uma fábrica com capacidade de produção de 7 milhões de unidades mensais, lançou um e-commerce. Ele prepara o lançamento gradual nos próximos anos de mais oito produtos, e neste momento trabalha ações educacionais junto aos profissionais do setor:
“Trata-se de uma proposta inovadora com potencial para atender ao mercado mundial. E o nosso objetivo é contribuir para a formação de uma indústria de beleza responsável com o meio ambiente e sustentável. Hoje, direcionamos esforços para educar o mercado e, futuramente, atrair investidores que tenham afinidade com o conceito proposto pela marca e trabalhar forte expansão, além de atender, em princípio, 15% do mercado de salões de beleza formais no Brasil”, conta o executivo.
Já a rede de salões Laces apresenta na Hair Brasil sua coloração 100% natural, à base de ervas e plantas, que tem a função de colorir e ao mesmo tempo nutrir os fios, sem desbotá-los. O produto é fruto de um investimento de R$ 700 mil em pesquisa ao longo de cinco anos. “Após dois anos de uso em nossos salões, estamos apresentando o produto para o mercado profissional. Hoje, a coloração natural já corresponde à 6% da receita da empresa”, conta Cris Dios, proprietária da Laces.
Com fábricas em Presidente Prudente e no Paraguai, a Salvatore Cosméticos investe anualmente cerca de R$ 1,5 milhão em inovação. Para o proprietário da marca, Emerson Facchiano, 44 anos, é prioridade o desenvolvimento de tecnologias relacionadas à manipulação de matérias-primas conjugada com profissionais altamente capacitados e voltados à processos. “Essa é uma tendência: tornar todo o cadeia produtiva mais eficiente, com processos atualizados, ao mesmo tempo em que fornecemos ao mercado inovações em produtos que atendem ao mercado profissional e varejo”, avalia Facchiano. A Salvatore oferece mais de 200 produtos para coloração, alisamento orgânico e natural, cachos, reconstrução e tratamento capilar, tem crescimento anual de 25% e exporta para 15 países.
O mercado de beleza brasileiro é o terceiro maior do mundo, atrás apenas da China e dos Estados Unidos, de acordo com a ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. Para 2019, a previsão de crescimento está acima de 3% para o setor que movimenta R$ 47,5 bilhões, com volume de exportações de US$ 664,5 milhões.