Mercado Livre aposta nas compras sustentáveis e redução do impacto ambiental

Mercado Livre, a gigante argentina do e-commerce que é líder na América Latina, publicou o seu Relatório de Sustentabilidade de 2018. Entre os pontos-chave do ano, se destacaram a política de compras sustentáveis, o fomento ao ecossistema empreendedor, a redução do impacto ambiental e o respeito pela diversidade.

Para promover o desenvolvimento do empreendedorismo na América Latina, o “unicórnio” argentino implementou três programas em 2018. Um deles foi “Histórias que inspiram”, um concurso desenvolvido com a Endeavor, no qual participaram 2200 empresários, dos quais 7 foram premiados com 10.000 dólares para levar seus projetos adiante.

O segundo foi o “Ecofriday”, uma iniciativa para impulsionar o ecossistema de empreendedores de triplo impacto que, em 2018, registrou um aumento de 100% na venda de painéis solares em relação ao ano anterior. Por fim, a empresa se uniu à organização social Ashoka, para selecionar e capacitar empreendedores sociais com foco no desenvolvimento de novas tecnologias, inclusão social e apoio ao ecossistema empreendedor de comunidades vulneráveis.

Com relação à diversidade, o Mercado Livre realizou uma análise interna na qual concluiu que não há diferenças salariais significativas com base em gênero e trabalhou para diminuir a lacuna nos casos isolados detectados. Além disso, a emprese se tornou a primeira da região a implementar o benefício de congelamento de óvulos para funcionárias que precisam ou querem prolongar seu ciclo de fertilidade.

Por fim, no que diz respeito ao impacto ambiental e compras sustentáveis, a partir de novembro de 2018, a empresa começou a usar sacolas feitas com material 100% biodegradável e compostável nas embalagens do Mercado Envios e incorporou veículos elétricos no Brasil e Argentina. Também foram implementadas luminárias LED e outras inovações para reduzir o consumo de energia em suas principais sedes corporativas, bem como uma nova política que prioriza a contratação de fornecedores sustentáveis.

“Nosso ecossistema nos posiciona como um dos principais atores sociais da América Latina, uma vez que mais de 600.000 famílias obtêm suas rendas em nossa plataforma. Aprimorar o efeito empreendedor como agente de transformação social faz parte do DNA de nossa empresa”, declarou Guadalupe Marín, gerente corporativa de sustentabilidade do Mercado Livre.