As 50 maiores fabricantes de higiene e beleza do Brasil movimentaram R$ 15,9 bilhões em vendas nas farmácias no ano passado, 13% a mais do que em 2020. É quase a metade do total comercializado com não medicamentos no varejo farmacêutico.
O G5 do setor respondeu por 46% desse montante – R$ 7,3 bilhões. A Procter & Gamble (P&G), detentora da marca Pampers, ocupa a primeira colocação, com R$ 1,8 bilhão e crescimento de 20,81%. Sua linha de fraldas, inclusive, lidera as vendas de não medicamentos em valores.
Em seguida vem a Johnson & Johnson (J&J). O faturamento de R$ 1,6 bilhão deve-se, em grande parte, ao desempenho da linha Johnson’s Baby – quinta maior em volume de unidades e sexta em receita. A companhia norte-americana está em situação de empate técnica com a Unilever – os mesmos R$ 1,6 bilhão e avanço de 7,55%. As marcas que são os carros-chefes do grupo britânico, Rexona e Dove, foram as campeãs de vendas em unidades nas farmácias.
Em quarto lugar, a Kimberly-Clark registrou receita de R$ 1,4 bilhão e deve agradecer o resultado à Huggies, que representou mais de 40% desse valor e foi o segundo produto de higiene e beleza com maior faturamento no varejo farma.