Reino unido proíbe o uso de filtros em propagandas de cosméticos

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Nova regra visa previnir o uso indevido da tecnologia para ampliar os efeitos de um produto

As autoridades do Reino Unido proibiram usuários do Instagram de usarem filtros em publicações de cunho publicitário. A nova regra quer prevenir que os efeitos realcem exageradamente os resultados do produto que estão sendo divulgados, especialmente no caso de cosméticos para a pele e cabelo. A decisão se aplica a todas as marcas, influenciadores e celebridades do Reino Unido.

A Advertising Standards Authority citou como exemplo dois stories feitos por duas influenciadoras para empresas de bronzeamento artificial que usavam filtros para deixar a pele mais escura. Ao divulgar a decisão, o órgão julgou que os efeitos “exageravam enganosamente o efeito que o produto era capaz de alcançar”.

“Nosso trabalho é apoiar os influenciadores com a orientação e as ferramentas de que precisam para ajudar a colocar seus anúncios da maneira certa”, disseram os responsáveis à BBC. Segundo eles, qualquer conteúdo de beleza filtrado ainda pode ser enganoso, mesmo se o nome do filtro for mencionado na história do Instagram.

Anúncios que violarem as regras serão retirados do ar e proibidos de aparecer novamente, o que prejudicaria a reputação do anunciante e do influenciador, disse o órgão.

“Também estamos trabalhando em estreita colaboração com as plataformas de mídia social que podem e irão fazer cumprir nossas decisões quando um anunciante não quiser ou não puder trabalhar conosco.”

A influencer britânica Sasha Pallari comemorou a notícia: “Eu sinto que o efeito negativo dos filtros sobre os usuários das redes sociais foi finalmente levado a sério. Este é um grande passo na direção certa sobre como os filtros são usados e a forma como os cosméticos são anunciados online”, disse ela à BBC.