A gigante holandesa, Unilever, anunciou que registrou um lucro anual em queda de 38,4% em 2019, para 6 bilhões de euros, principalmente, devido a uma desaceleração no quarto trimestre.
No entanto, o seu volume de negócios
aumentou 2%, para 52 bilhões de euros, graças às taxas de câmbio
favoráveis, mas também à venda das margarinas, divisão histórica do grupo cuja
venda foi finalizada em 2018. “A margem operacional e o lucro líquido
caíram devido ao ganho de 4,3 bilhões de euros no ano anterior com a venda
das margarinas”, explicou a Unilever em comunicado.
Os resultados do grupo ficaram aquém dos objetivos estabelecidos para 2020, ou
seja, um aumento nas vendas a perímetro comparável entre 3% e 5%, uma
melhoria significativa na margem operacional subjacente e no fluxo de
caixa. No entanto, em 2019, o aumento nas vendas a
perímetro comparável foi de 2,9%.
“O crescimento geral ficou ligeiramente
abaixo da faixa esperada para o ano devido à desaceleração sentida no quarto
trimestre”, declarou Alan Jope, diretor-geral do grupo, citado no
comunicado. Alan Jope ressaltou, no entanto, “uma boa progressão das
margens e receitas e um sólido fluxo de caixa”.
A Unilever, conhecida nomeadamente pelos seus produtos Dove e pelos
sorvetes Ben & Jerry’s, disse ter registrado em 2019 um forte
crescimento nos mercados emergentes e na sua divisão de Home Car.
A gigante de alimentos e cosméticos emprega cerca de 161 mil pessoas em
todo o mundo e possui mais de 400 marcas, incluindo Knorr, Lipton e Magnum.