A companhia de alimentos JBS já investiu globalmente mais de R$ 220 milhões em projetos de captura de biogás nas suas operações, para geração de energia em 14 fábricas nos Estados Unidos e Canadá, além de 9 unidades da Friboi no Brasil.
No mercado nacional, a novidade tem possibilitado a retirada de mais de 80 mil metros cúbicos de biogás por dia. “É um processo de ganha-ganha. Ganho de otimização, melhoria de processos e ganhos operacionais do uso da energia na redução da emissão. Isso representa 65% do escopo 1 da Friboi e 26% do escopo 1 da companhia no Brasil como um todo”, afirma Sheila Guebara, líder de Ações Climáticas da JBS.
Implementação na Swift.
Em 2023, a companhia implementou um projeto em que 10 lojas da Swift no Brasil passaram a ser abastecidas com eletricidade produzida por geradores a biogás. Trata-se de uma energia limpa e renovável, produzida por meio de biodigestores que capturam e processam o metano em unidades produtivas da empresa.
A meta da JBS é chegar a 2030 com 60% de uso de energia elétrica renovável. Atualmente, o índice está em 43% nas operações globais.