Com o intuito de promover transformação nas práticas internas, a Unilever, em parceria com as consultorias especializadas Indique Uma Preta e Oliver Press, criou a Escola de Marketing Antirracista (EMA). A iniciativa formou um time de marketing composto por 56% de pessoas que se autodeclaram pardas ou pretas. O mês de novembro marca o encerramento das aulas da EMA e um ano da concepção do projeto, que teve um investimento de aproximadamente R$ 1 milhão. Cerca de 350 pessoas funcionárias de marketing da Unilever frequentaram a Escola, com cerca de 40 horas de formação. O programa foi desenhado com um currículo incluindo módulos teóricos e práticos, mentorias e momentos de imersão presencial.
Abordagem do Programa
Segundo Vinicius Araújo, líder de Cultura e Marca Empregadora da Unilever, o programa revisa toda a cadeia do marketing sob a ótica antirracista, abrangendo desde a valorização das negritudes, antropologia do consumo, semiótica, pesquisa e desenvolvimento de produtos, relacionamento com comunidades até a comunicação nos pontos de venda. “Ao longo da jornada, 15 projetos das nossas marcas foram acelerados a partir das mentorias com Felipe Silva, Founder e CCO da agência GANA. Essa revisão e ampliação das nossas lentes habilitam novos investimentos direcionados e alinhados com as demandas da população negra”, comenta.